Programação reúne produtores de todo o estado e potencializa rede de negócios. | Foto: Luana Thaize
Produtores rurais do Seridó estão se organizando em caravanas para participar de seminários e encontros promovidos pela Agência Sebrae durante a 62ª edição da tradicional Festa do Boi. O evento, a maior feira agropecuária do Nordeste, ocorre de 7 a 21 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e é um espaço estratégico para discussões sobre o fortalecimento da bovinocultura e outras atividades produtivas do campo no Rio Grande do Norte.
Entre as programações destacadas está o encontro voltado para apicultores, meliponicultores e especialistas no dia 12 de outubro, onde serão discutidos os principais desafios e inovações na criação de abelhas e na produção de mel. O encontro, promovido pelo Sebrae, incluirá temas como o mercado internacional do mel e cooperativismo, além das oportunidades de inovação no setor.
No mesmo dia, produtores rurais que participaram recentemente do Empretec Rural em Caicó estarão presentes no evento, participando de atividades específicas. Para facilitar a participação, o Sebrae está organizando uma caravana saindo de Caicó, destinada aos produtores rurais do interior do Estado.
Cidades mobilizadas por caravanas:
Produtores de Caicó, São José do Seridó, Cruzeta, Acari, Currais Novos e Parelhas estarão representados no evento, mobilizados pelas caravanas organizadas pelo Sebrae. Outro ponto importante da programação será o Seminário da Bovinocultura, no dia 18 de outubro, com palestras como a de Camila Costa sobre “Gestão da Propriedade Leiteira”, além de uma apresentação teatral intitulada “Somos Todos José”, de Manoel de Matos.
Uma das caravanas confirmadas sairá de Serra Negra do Norte, passando por Caicó, São José do Seridó, Cruzeta, Acari e Currais Novos, com cerca de 50 produtores. Outra caravana partirá de Parelhas, passando por Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas, com 20 produtores, todos focados na bovinocultura leiteira, setor em que o Seridó se destaca como o maior produtor de leite e queijo do estado.
Depoimentos:
Maria Costa, diretora da CAPESA – Cooperativa Agropecuária do Seridó, enfatiza a importância do evento para o setor: “Todos os anos organizamos com o Sebrae a caravana para a Festa do Boi, uma oportunidade única para os produtores do Seridó se atualizarem sobre inovações agropecuárias. É um momento para abrir nossa mente para novas ideias, principalmente voltadas à agricultura familiar”, declarou.
O agricultor familiar Francisco Dantas, que participará pela primeira vez, também compartilha suas expectativas: “Será uma satisfação participar. Estou animado para aprender e conhecer outros produtores. Agradeço ao Sebrae pela parceria e pelo empenho em nos proporcionar essa oportunidade.”
Para Kessianny Souza, analista técnica do Sebrae Caicó, a participação no evento é fundamental: “A Festa do Boi é uma grande vitrine para o produtor rural. É o momento ideal para negócios, networking e reencontro com parceiros. Uma excelente oportunidade para novos produtores se conectarem com os mais experientes.”





