Moradores de São Francisco do Oeste, no Alto Oeste potiguar, capturaram três pirarucus gigantes em um açude particular no último sábado (8). Os peixes, com cerca de 1,8 metro e mais de 60 kg cada, estavam na Fazenda Morais, propriedade de Raul Morais.
Segundo o fazendeiro, os pirarucus foram introduzidos no açude em 2021 como estratégia para controlar a população de tilápias. No entanto, o crescimento acelerado dos peixes transformou a solução em um novo problema.

“Resolvi colocar um peixe maior para equilibrar o ambiente, mas eles cresceram tanto que passaram a comer todos os outros peixes do açude. Por isso, decidi retirá-los. Os três capturados agora somaram quase 200 kg”, explicou Morais.

A pescaria envolveu sete pessoas e exigiu diversas tentativas. “Foram mais de 10 tentativas frustradas porque as redes sempre toravam. Dessa vez, conseguimos usando uma rede de pesca de alto-mar, própria para peixes grandes”, relatou o produtor.
Outros dois pirarucus já haviam sido retirados do açude em ocasiões anteriores. Os peixes foram introduzidos no reservatório ainda pequenos, com apenas 10 centímetros.
Dos três capturados no sábado, dois foram distribuídos entre os pescadores e um ficou para consumo da família do proprietário.





