Parceria fortalece sustentabilidade ambiental em Pau dos Ferros

O compromisso com a sustentabilidade ambiental ganhou um novo capítulo em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar. Na última quarta-feira (19), o Sebrae RN e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente oficializaram um Termo de Compromisso Ambiental para a destinação correta de resíduos sólidos. Com a parceria, todos os materiais recicláveis produzidos pela Agência Sebrae na cidade serão encaminhados quinzenalmente à Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros (Ascarp).

Durante a assinatura do termo, realizada na sede do Sebrae, foi entregue a primeira remessa de resíduos, somando 360 quilos de materiais recicláveis. O volume contribui diretamente para a produção da Ascarp, que, em apenas cinco meses de funcionamento, já processou 131 toneladas de materiais, incluindo plástico, papelão e papel.

Compromisso social e ambiental

O gerente regional do Sebrae, Renato Gouveia, destacou que a parceria vai além dos benefícios ambientais. “Estamos iniciando um movimento que pretende ampliar ações de impacto social e ambiental na região. A expectativa é desenvolver novos projetos em prol da sustentabilidade”, afirmou.

A presidente da Ascarp, Cleide Rodrigues, celebrou a iniciativa e espera que o exemplo do Sebrae motive outras empresas a aderirem à causa. “Essa parceria é um incentivo para que mais empresas se tornem nossas parceiras, gerando benefícios financeiros e sociais para os associados”, disse Cleide. A associação, formada por 24 catadores que antes atuavam no antigo lixão da cidade, agora conta com uma estrutura organizada para reciclagem e venda dos materiais, garantindo renda aos trabalhadores.

Sustentabilidade como referência

O secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente de Paula Fernandes, destacou a importância da parceria para fortalecer as políticas públicas de coleta seletiva em Pau dos Ferros, instituídas pelas leis municipais 020/2023 e 021/2023. Segundo ele, o apoio do Sebrae contribui para consolidar as ações ambientais na cidade, com perspectivas de ampliar o projeto para outros setores da sociedade.


A Agência Sebrae de Pau dos Ferros será referência para expandir a prática da destinação correta de resíduos em outras unidades do Sebrae no estado. A gerente de Gestão Administrativa do Sebrae RN, Rejane Monteiro, destacou a importância de mensurar os impactos da ação. “Essa destinação será contabilizada, permitindo medir os resultados e replicar o modelo em outras agências, respeitando as características de cada município”, explicou.

Rejane também ressaltou a urgência de ações sustentáveis diante da emergência climática global. Segundo dados apresentados durante o evento, o Brasil gera 81 milhões de toneladas de resíduos urbanos por ano. Para mitigar esse impacto, o Sebrae RN já desenvolve diversas práticas ambientais em sua sede em Natal, como reuso de água, biodigestor, ecopontos e energia solar. Entre 2021 e 2023, essas ações economizaram 757 Megawatt-hora (MWh) de energia, desviaram 25,4 toneladas de resíduos dos aterros sanitários, reutilizaram 456,4 metros cúbicos de água e evitaram a emissão de 93,5 toneladas de CO2 na atmosfera.

Com a parceria em Pau dos Ferros, o Sebrae RN amplia seu compromisso com a sustentabilidade, unindo impacto ambiental positivo e apoio ao empreendedorismo local, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico do Alto Oeste Potiguar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress